quinta-feira, 19 de abril de 2012

TODO DIA, ERA DIA DE ÍNDIO


Os Homens Brancos dizimaram os Peles Vermelhas. Ou melhor: o colonizador português acabou com os índios, os verdadeiros donos dessa terra. Agora, o que restou foi apenas um dia para lembrar dos índios. Hoje é 19 de abril, é o Dia do Índio.

O recente censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que os índios são, hoje, apenas 0,4% do total da população brasileira. Eles são, somente, 817 mil pessoas. Então, comemoremos, porque há dez anos eles eram muito menos e, segundo o IBGE, a população indígena cresceu 11,4% em uma década. Esse crescimento é percebido apenas nas zonas rurais, onde o aumento populacional chegou a 152 mil pessoas, totalizando 502 mil. Ainda segundo os números do censo do ano passado, a redução de indígenas vivendo em áreas urbanas ocorreu mais intensamente  na Região Sudeste.

Outros números

A partir dos números levantados pelo Censo 2010, constata-se que nossos irmãos índios estão presentes em 80,5% dos municípios brasileiros, ou seja, 4.480 cidades. Por volta do ano 2000, eles se faziam presentes apenas em 63,5% dos cidades. 

Os estudiosos do assunto ainda não sabem explicar esse crescimento. A hipótese admitida, por enquanto, é que essas pessoas que se disseram indígenas estejam revalorizando a sua identidade ancestral, uma vez que a declaração da etnia é feita pela própria pessoa entrevistada. Isso leva a crer (talvez), que etnias tidas praticamente como extintas estejam se reassumindo, ressurgindo das cinzas, como a Fênix.

Atualmente a região Norte concentra 37,4% do total de indígenas brasileiros e o Amazonas responde por 20,6% deles : 168,7 mil pessoas. São Gabriel da Cachoeira, no noroeste daquele Estado é o município com maior número de índios: 29 mil. Já Uiramutã, no Estado de Roraima, é o município que tem maior percentual de indígenas: 88,1% da população.

Alexandre Acioli

Nenhum comentário:

Postar um comentário