sexta-feira, 27 de abril de 2012

HOJE TEM SHOW DO SOMBATUKI, NA LIVRARIA CULTURA


Na tarde deste sábado, na Livraria Cultura, tem apresentação do forrozeiro Jorge Neto e o grupo Sombatuki. Na verdade, Jorge Neto e "o grupo" formam um trio. Mas um terno que consegue atrair, empolgar e arrancar muitos e demorados aplausos das plateias. 

A parceria surgiu de forma espontânea, pois os três fazem parte dos grupos musicais da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e, sempre que eram convidados para apresentações em eventos da universidade, lá estavam os instrumentistas: Percy Marques, Tiago Lasserre e Jorge Neto fazendo o que chamavam de “nosso som”.

A virtuose dos musicistas, bem como a diversidade do repertório, repleto de clássicos da MPB, do chorinho e do forró são suficiente para tonar o projeto “Sombatuki” uma realidade no cenário da música instrumental pernambucana.

Com a formação em 2008, o  Sombatuki se apresentou no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, dentro do projeto Segunda Cultural, que acontece sempre na primeira segunda-feira de cada mês.  O sucesso da apresentação rendeu outro convite, desta feita para uma nova apresentação no Teatro do Parque, pelo mesmo projeto. Daí em diante o grupo não parou mais e recentemente lançou o CD “Amadeirado”, nas comemorações dos 80 anos da Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP).

Mas vamos apresentar os meninos:

Percy Marques é paraibano de Patos, advogado e músico violinista, baixista e arranjador. Começou os estudos de violão aos 12 anos e fez a sua primeira gravação em 1998, como contrabaixista, no CD Personagem do MPB Unicap. Participou ainda das gravações do CD Estrelas a Luzir (contrabaixo), Marca Maior (violão), Lero-lero (assistência de direção e violão), Pérolas da MPB I, II e III (arranjos e violão) e Todo Sentimento, do cantor Diego Cabral.

Tiago Lasserre e atua há mais de 10 anos na área música, tendo vivenciado diversas produções culturais. Despertou o gosto pela música a partir da capoeira, que pratica desde 1998. Sua musicalidade consiste num trabalho de pesquisa de diversos ritmos existentes e a sua concepção quanto aos instrumentos a serem utilizados não se limita ao convencional: expande seu acervo ao inusitado, como panelas, chapas de ferro, cano PVC, entre outros, prevalecendo o conceito e o resultado, no caso o som e sua intenção. Já tocou com nomes da MPB nacional, dentre eles Gerlane Lopes e Isabela Moraes.

Jorge Neto é advogado, nascido no Recife.Começou muito cedo (quando ganhou um teclado) e aos nove anos se apresentou no Teatro Guararapes. Sua discografia é composta de dois CDs: o primeiro é “Homenagem a Accioly Neto e Xico Bizerra” (2005), que teve participações especiais de Santanna, Cristina Amaral, Nádia Maia, Genaro e Walkiria e Talitha Accioly (filha de Accioly Neto). O segundo é uma reprodução em áudio de um show realizado no Espaço Cultural Mercadão, na cidade do Cabo de Santo Agostinho (PE). Atualmente encontra-se em estúdio gravando o seu terceiro (“De Geração pra Geração”), com a participação de artistas que influenciaram a sua formação musical, como Alcymar  Monteiro, Jorge de Altinho, Nando Cordel e o Maestro Spok, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário