sábado, 28 de abril de 2012

REIS FORAM OS VERDADEIROS INVENTORES DO MARKETING POLÍTICO



Em ano eleitoral, a melhor sugestão é a leitura de alguma obra sobre marketing político. As opções são muitas, mas a indicação para este final de semana prolongado é “A fabricação do rei. A construção da imagem pública de Luiz XIV", de Peter Burke.

Publicado em 1994 pela Jorge Zahar Editor, o livro ensina (nos dias atuais) aos menos avisados que os ex-presidentes Fernando Collor e Lula da Silva não foram os inventores do marketing político.

No livro, com 254 páginas, Burke mostra que os reis foram os verdadeiros inventores do marketing político e que utilizavam a propaganda para assegurar o poder. E o faziam de muitas formas, através da representação pública, da compra e exposição dos objetos, ostentação e rituais os mais diversos.

Dessa forma, era possível manter o regime e garantir a sua eficácia. Que o diga Luiz XIV (1643 - França), o "Rei-Sol", que reinou mais de 70 anos sob um forte esquema de propaganda e manipulação da mídia da época. Afinal, como diz um antigo dito popular, “rei que é rei não perde a realeza”.

Alexandre Acioli - aciolijornalista@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário